Brilhantina

16/09/2011 23:32

A brilhantina é um cosmético apresentado na forma de pomada utilizada para modelar o cabelo. Sua composição é de basicamente parafina líquida, parafina comum e petrolatum, que são os mesmos ingredientes essenciais das atuais pomadas, ceras fixadoras e finalizadores para cabelos. Seu uso foi substituído por outros produtos, como gel fixador e mousse para cabelos. As principais reclamações contra a brilhantina eram o aspecto gorduroso que dava ao cabelo e o visual "engomado" ou "vaca lambeu", gíria esta muito utilizada no Brasil. A brilhantina vem sendo reativada pelos fãs do rock'n'roll e cantores "rockabilies", que se vestem e se arrumam exatamente como os ídolos das décadas de 50 e 60, com seus cabelos brilhosos e com altos e impecáveis topetes.

No anos de 1978, foi produzido o filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina.É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60. O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália.

O orçamento de Grease foi de US$ 6 milhões, com arrecadação mundial de US$ 360 milhões, sendo, até hoje, o filme musical de maior arrecadação de bilheteria nos Estados Unidos. Teve uma continuação em 1982, Grease 2, mas não obteve o mesmo sucesso.