Televisão

televisão no Brasil começou em 18 de setembro  de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. A televisão teve seus primeiros anos marcados pela fase de aprendizagem, tanto técnica quanto artisticamente. Em 1953, já existiam mais quatro emissoras, duas no Rio de Janeiro (RJ) e duas outras em São Paulo (SP)Com poucas horas diárias de permanência no ar (em geral, das 18 às 22h), a programação era bastante diferenciada. Veiculava-se dramaturgia, musical, humorismo, jornalismo, programas infantis, esportes e variedades.
Desde o início da TV, um gênero de programa encarado com extremo cuidado de realização foi o teleteatro. Importantes obras nacionais e estrangeiras foram exibidas com excelente nível de adaptação e interpretação, apesar de os cenários serem mais criativos que ricos e os figurinos serem trazidos de casa pelos próprios atores. Nas encenações de época, alugava-se roupas da Casa Teatral para suas interpretações.

Com a iniciante força de comunicação da televisão, as agências publicitárias intensificaram as pesquisas de opinião para conhecer os hábitos de consumo do telespectador e qual seria o melhor horário para veicular seus produtos. Criado em 1954, o IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa - fornecia a audiência. Acelerava-se o fator que viria a se transformar na força dominante da televisão: a publicidade.No final da década de 50, a televisão já havia sido inaugurada em outras capitais do país. O público ficava cada vez maior: ele podia comprar aparelhos de televisão mais baratos, em razão do crescimento da indústria eletrônica brasileira. As programações, no entanto, tinham caráter inteiramente locais, por conta do pouco alcance de suas emissões. Não havia, ainda, redes de transmissão. Algumas experiências à longa distância ocorriam de uma cidade para outra, como, por exemplo, do Rio de Janeiro para São Paulo, mas eram transmissões esporádicas e que exigiam grandes e difíceis esforços técnicos de realização. Os profissionais mais famosos das emissoras de São Paulo ou Rio de Janeiro, em geral ligados aos musicais ou ao humor, viajavam semanalmente para se apresentarem nas estações das outras capitais.